APRESENTAÇÃO

Textos e silêncios pretende ser um espaço reflexivo ecumênico, fundamentalmente voltado para a vida concreta das pessoas a partir de textos e livros, mas também do caminhar contemplativo e meditativo, da vivência amorosa e solidária dos que, de alguma forma, partilharam comigo suas vidas, dores, sofrimentos e esperanças. A eles - e a vocês - devo a minha vida, o olhar que desenvolvi de existência e a experiência cristã do encontro com o Cristo servidor que nos salva. A eles sou devedor, minha eterna gratidão.

sábado, 28 de janeiro de 2012

MORTE E VIDA

Texto a ser lido no domingo por ocasião de celebração eucarística no domingo dia 29 e função do falecimento de Gabriela, ainda bebê. Os fatos importantes da vida devem ser refletidas para além do lugar comum....

                                                              MORTE E VIDA
QUERIDAS E QUERIDOS,
Há uma semana passamos por uma experiência forte, dura, chocante  da passagem da pequena Gabriela para junto de Deus. Penso que é um evento que nos exige reflexão e meditação, ainda que as palavras não deem conta da realidade e não consigam apagar a tristeza de nossos corações.
Veio a minha mente algo inusitado: precisamos jejuar mais, precisamos orar mais! O jejum nos irmana com os que nada têm, suas dores e fragilidades, faz nosso corpo - por pouco tempo é verdade - sentir nossa pequenez, fraqueza, transitoriedade, o que bem nos auxilia a desenvolver a boa e velha humildade, assim como encarar a nossa impermanência. A oração implica em escutar - escutar eu disse - o que o Deus amor nos pede, convoca e entrega. Nossas palavras, corpos e gestos orantes correspondem a nossas respostas de fé, entrega e encontro.
Lembremos que nosso Deus é todo misericordioso, e não apenas todo poderoso, a Sua misericórdia é o que O define, e se podemos tocar timidamente Sua presença o dizemos como Amor, que é sempre - sempre mesmo - eterno. Lembremo-nos também que o homem não é capaz de amar a humanidade toda, mas a cada homem em sua realidade concreta. Deus assim o faz, ama a cada um em sua particularidade. Nestes encontros reais e concretos com pessoas concretas Deus se revela a ti e também tu podes revelar este amoroso Deus às criaturas.
Dois homens em um porto enxergam um enorme navio a viajar para longe até sumir, fugir, morrer. Um comenta seu fim, sua morte. O outro sorri e, mansamente, lhe revela: Não, são seus olhos que são pequenos, ele permanece o mesmo.
O Evangelho nos chega para abrir nossos olhos e corações para ver além da matéria e o aparente.
Cristo também morreu, assassinado e torturado. Até sentiu-se abandonado pelo Pai. Ressuscitou. Aleluia!
Sabemos, ressuscitaremos. Onde há vida há eternidade. No coração de nossos amigos, irmãos e familiares, em nossas obras e sorrisos salvíficos seremos eternos e vivos para sempre. Tenham a certeza que isso podemos saborear desde já, experimentarmos, mastigarmos...
Estamos na Epifania - tempo de Revelação. Saibamos transformar cada olhar nosso, cada abraço, cada ação litúrgica, moral ou corporal em ação sacramental que O revele com alegria. Possamos cada um de nós levar eternidade por onde passarmos.
Que Deus nos auxilie, em especial à família da pequena Gabriela, de modo que possamos reconhecer a presença do Consolador, conhecido como Espirito Santo. Possamos estar sempre a Seu serviço.
Amém.

Nenhum comentário: