APRESENTAÇÃO

Textos e silêncios pretende ser um espaço reflexivo ecumênico, fundamentalmente voltado para a vida concreta das pessoas a partir de textos e livros, mas também do caminhar contemplativo e meditativo, da vivência amorosa e solidária dos que, de alguma forma, partilharam comigo suas vidas, dores, sofrimentos e esperanças. A eles - e a vocês - devo a minha vida, o olhar que desenvolvi de existência e a experiência cristã do encontro com o Cristo servidor que nos salva. A eles sou devedor, minha eterna gratidão.

domingo, 3 de junho de 2012

JUSTIÇA ALIMENTAR

 Recebi o presente arquivo em material do adobe, mais bonito, posso vos enviar caso alguem se interesse.
abraços carinhosos

Na África sub-saariana, a agricultura está se
tornando uma atividade predominantemente
feminina como consequência da migração intensa
de homens. Mulheres agora constituem a maioria
de pequenos produtores, sendo responsável pela
maior parte do trabalho e da administração em
larga escala de atividades agrícolas do cotidiano
(FAO, 2002).
A agricultura é a atividade que mais consume água.
Apesar do papel critico que mulheres tem na
redução da insegurança alimentar, através de seus
conhecimentos em termos de produção de
alimentos, biodiversidade local, solo e recursos
locais de água, elas são frequentemente excluídas
dos processos de tomada de decisões nas novas
iniciativas de manejo de água. (Fundo Internacional
para o Desenvolvimento da Agricultura, 2007)
No norte da África e Oriente próximo, 60–70% dá
água de superfície e subterrânea é usada para a
agricultura. A demanda do uso de água está em
constante crescimento enquanto o seu suprimento
está cada vez mais escasso. (FAO, 2008)
Em 2008, FAO lançou
uma estimativa de
que 1 bilhão de
pessoas no mundo
enfrentarão “extrema
insegurança
alimentar” durante a
próxima década.
JUSTIÇA
ALIMENTÁRIA
E AMBIENTAL
A agricultura de caráter intensivo e
industrial pode enfraquecer a saúde
humana e a integridade dos sistemas
ecológicos. Os dados históricos
sugerem que no passado o povo
usou tradicionalmente mais ou
menos 10.000 espécies de plantas
para a alimentação. Nos dias atuais,
somente 20 cultivos majoritários
(principalmente trigo, arroz e milho)
proveem 90% da dieta mundial.
(dados da Comissão das Nações
Unidas para o Desenvolvimento
Sustentável, 2008)
FOOD & ENVIRONMENTAL JUSTICE
Aproximadamente
20% das terras secas
do mundo estão
afetadas pela
degradação do
solo, o que coloca
em risco a
sobrevivência de
mais de um bilhão
de pessoas.
(Observatório
Global do Meio
Ambiente, 2008)
As emissões a partir de atividades agrícolas somam
12–40% das atuais mudanças climáticas de
responsabilidade de atividades humanas. (Anuário
Internacional sobre Meio Ambiente e Recursos
Econômicos, 2001)
As melhores estimativas sobre a perda das florestas
do mundo representa um pedaço de terra do
tamanho da Venezuela. Tendências iguais percebese
na direção da formação de desertos. Isto tem um
impacto destrutivo direto sobre nossa capacidade
de produzir comida para um mundo faminto.
(Global Forest Assesment, 2002)
A agricultura orgânica é baseada no manejo efetivo
dos ecossistemas locais envolvidos na produção de
alimento. Os métodos orgânicos protegem o meioambiente
e produzem alimentos mais saudáveis
por várias razões: eles reduzem produtos químicos
nocivos que contribuem para as mudanças
climáticas; eles mantém o estoque de carbono no
solo e produz massa orgânica; e eles minimizam o
consumo geral de energia em até 70%.
(Organização internacional dos movimentos pela
agricultura, 2010)
80% das reservas globais de carbono
estão armazenadas no solo e nas florestas,
e o carbono que é emitido como resultado
da agricultura sem preocupação com a
sustentabilidade e do desmatamento
contribui significativamente para as
mudanças climáticas.
Carlos Marentes do Projeto de
trabalhadores na agricultura de fronteira
diz, “o sistema atual de agricultura destrói
comunidades rurais no Sul, forçando
milhões de pessoas a migrar, arriscando
suas vidas na fronteira. Soberania
alimentar e nossa alternativa. Ao invés de
construir muros, nós deveríamos lutar pela
saúde das comunidades rurais, para que o
povo possa permanecer nas suas terras e
produzir sua própria comida”. (“Soberania
Alimentar”, Grassroots International e a
Via Campesina)
FOOD & ENVIRONMENTAL JUSTICE
O QUE
AS IGREJAS
PODEM
FAZER
• Fortalecer as relações das
lideranças das suas igrejas as
causas do empobrecimento,
direitos humanos e o meioambiente.
• Juntar agricultores locais,
especialmente mulheres, a se
pronunciar para suas
congregações, onde elas podem
compartilhar sua experiência e
expressar suas preocupações
• Organizar coalisões de
agricultores e grupos eclesiais
para informar o publico e
influenciar decisões políticas;
• Expressar suas preocupações
para os líderes governamentais
sobre assumir o princípio da
precaução (primeiro, não cause
danos) no uso de sementes
transgênicas e pesticidas
ESTUDO BÍBLICO –
JUSTIÇA AMBIENTAL
E ALIMENTÁRIA
INTRODUÇÃO
A concentração de renda é absurda em nosso
país. A desigualdade social e a pobreza são
problemas sociais que afetam a maioria dos
países na atualidade. A pobreza existe em todos
os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade
social é um fenômeno que ocorre
principalmente em países não desenvolvidos.
Relatório da ONU (Pnud), divulgado em julho,
aponta o Brasil como o terceiro pior índice de
desigualdade no mundo. Quanto à distância
entre pobres e ricos, nosso país empata com o
Equador e só fica atrás de Bolívia, Haiti,
Madagáscar, Camarões, Tailândia e África do Sul.
Aqui temos uma das piores distribuições de
renda do planeta. Entre os 15 países com maior
diferença entre ricos e pobres, 10 se encontram
na América Latina e Caribe. Mulheres (que
recebem salários menores que os homens),
negros e indígenas são os mais afetados pela
desigualdade social. No Brasil, apenas 5,1% dos
brancos sobrevivem com o equivalente a 30
dólares por mês (cerca de R$ 54) O percentual
sobe para 10,6% em relação a índios e negros.
Um relatório do PNUD informa que que,
enquanto 9% da população vive com menos de
US$ 1 por dia, 46,7% da renda nacional está
concentrada nas mãos de apenas 10% da
população.
Os profetas e Jesus nos convocam para tomar
atitude diante dessa realidade.
TEXTOPARAMEDITAÇÃO:
EZEQUIEL 28:1–6
À mesa, as divindades que disputam o pão
nosso de cada dia, se alimentam não só do
controle total dos processos de produção e
distribuição dos alimentos, mas devoram as
formas de consumo em apressadas fórmulas de
fast-food. Hoje o comércio mundial de produtos
agrícolas – em especial grãos, lácteos e carnes –
são controlados por não mais de vinte grupos
oligopólicos de empresas transnacionais
sediadas no Estados Unidos e na Europa: “O
FOOD & ENVIRONMENTAL JUSTICE
pão nosso de cada dia nos daí hoje, oh! Monsanto,
Cargill, Swift, Anglo, ADM, Nestlé, Danone,
Syngenta, Bunge.”
Assim na terra como no céu o capitalismo
globalizado de capitais nacionais – oh! mistério
metafísico insondável! pune a agricultura dos
países pobres tratados como devedores eternos
mas as dívidas da agricultura dos países ricos é
perdoada na forma de subsídios, controles
tarifários, tratados de livre comércio... e não há
quem nos livre do mal. A última rodada da OMC
em Hong Kong demonstrou que os capitais
agrícolas de Estados Unidos e Europa não vão cair
em tentação e continuarão a defender seus
interesses agrícolas, industriais e de serviços. Os
trabalhadores e trabalhadoras camponeses da
Korea, da Índia e do Brasil e de outros países
sabem que os governos que negociavam em Hong
Kong não tem legitimidade para negociar em
nome deles e delas.
As empresas capitalistas transnacionais querem
mais: a honra, o poder e a glória no controle da
terra, da água e da semente. Já são Senhoras do
trabalho alheio... agora controlam e monetarizam o
sistema vital e seus seres. Santificado seja o nome
de patentes e tecnologias que invadem o lado
dentro da vida, suas possibilidades e
vulnerabilidades e reinventam o lucro na forma do
remédio, da química, da biologia e das
modificações genéticas.
Santificado seja o nome das ações coorporativas
que se auto-denominam ecológicas, solidárias,
cuidadoras de crianças, promotoras da educação
num complexo jogo de espelhos que procura
disfarçar a voracidade da lógica do lucro. Ongs de
mentira, discursos éticos auto-promocionais,
ORAÇÃOOU CANTO: CONVITE
AOCOMPROMISSO
Venham celebremos a Ceia do Senhor
Façamos todos juntos um enorme pão
Preparemos muito vinho, como em Caná.
Que as mulheres não esqueçam o sal
E os homens tragam o fermento.
/:que venham muitos convidados,
cegos, surdos, coxos, presos, pobres:/
Pronto, sigamos a receita do Senhor,
Batamos todos juntos a massa com as mãos,
E veremos com alegria, como cresce o pão.
Que as mulheres não esqueçam o sal
E os homens tragam o fermento.
/:que venham muitos convidados,
cegos, surdos, coxos, presos, pobres:/
Porque hoje celebramos o encontro com
Jesus.
Hoje renovamos nosso compromisso com
Reino.
/:Ninguém ficará com fome
Ninguém ficará com fome
Ninguém ficará com fome, ninguém :/
FOOD & ENVIRONMENTAL JUSTICE
financiamento de campanhas e iniciativas
comunitárias que não perguntem pelos lucros ou
pelos motivos.
Do lado de fora da vida, a guerra vai cumprindo seu
papel de garantia de acesso a recursos e mão de
obra barata, expansão e garantia de mercados para
a fome devoradora, a paixão avassaladora do
capital. O dinheiro ama o lucro com paixão e não
tolera nenhuma barreira, limite ou regra. Venha o
meu Reino! grita o capitalismo assentando-se num
trono divino no coração do mundo, acreditando-se
deus:
“O orgulho se apoderou de seu coração e o Kapital
disse: eu sou um deus, sentado num trono divino
no coração do mar. Você é sábio e nenhum mistério
é obscuro para você. Com sua sabedoria e
inteligência você adquiriu riquezas e acumulou ouro
e prata em seus tesouros. Sua esperteza no
comércio é tão grande que você multiplicou a sua
fortuna e se elevou com a força da riqueza. Você
igualou seu coração ao coração de deus. De tanto
negociar você encheu-se de violência e pecado.
Seu coração se exaltou com sua beleza e sua
sabedoria se corrompeu por causa do seu
esplendor. Por causa da sua grande injustiça e do
seu comércio desonesto você quis se igualar a
Deus..." (cf. Ezequiel 28:1-6).
A profecia de Ezequiel tem força suficiente para
dizer, simples e direto: você é apenas humano!
você não é deus!
QUESTÕES PARA REFLEXÃO:
• O que o texto provoca na gente? Estamos
conversando sobre isso nas nossas igrejas,
grupos e momentos de formação?
• Quem ainda sabe e pode fazer teologia e
profecia assim?
ORAÇÃO: PAINOSSO
COMPROMISSOS
Que compromissos teremos de agora em
diante a partir do nosso estudo?
Quem sabe podemos compartilhar nas
redes sociais nossa indignação e nosso
apoio aos grupos que estão trabalhando
pela salvaguarda da Criação e escrever
cartas para nossos governantes exigindo
tomada de providências.
Procurar conversar mais sobre que
pequenas atitudes podemos tomar para
proteger a vida no planeta: apoiar grupos
agroecológicos e movimentos sociais,
desenvolver boas práticas agrícolas e hortas
comunitárias na comunidade, economia
solidária, pregações nas igrejas, estudos
bíblicos.
BÊNÇÃO:
“Que o caminho seja brando a teus pés
o vento sopre leve em teus ombros,
que o sol brilhe cálido sobre tua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que, de novo, eu te veja,
Que Deus te guarde na palma da sua mão”
(benção irlandesa)

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