APRESENTAÇÃO

Textos e silêncios pretende ser um espaço reflexivo ecumênico, fundamentalmente voltado para a vida concreta das pessoas a partir de textos e livros, mas também do caminhar contemplativo e meditativo, da vivência amorosa e solidária dos que, de alguma forma, partilharam comigo suas vidas, dores, sofrimentos e esperanças. A eles - e a vocês - devo a minha vida, o olhar que desenvolvi de existência e a experiência cristã do encontro com o Cristo servidor que nos salva. A eles sou devedor, minha eterna gratidão.

domingo, 3 de junho de 2012

Pentecostes 2 - Uma prece

Texto tirado do site da metodista, que gostaria de socializar a todos.
Texto do o Reverendo Luiz para celebrar o Domingo de Pentecostes em 2012, que comemora a descida do Espírito Santo sobre todos os cristãos e cristãs.

Novo Espírito

Um espírito novo se apossou de mim

E percebi que só há um poder absoluto
E diante dele, todos os demais são relativos
Mas é um poder que age pela graça.
E não recusa, nem mesmo entregar-se à morte
por amor
Porque é impossível à morte retê-lo
E descobri que Jesus, a quem crucificamos,
Deus o fez Senhor e Cristo

Percebi, diante deste poder e desse amor,
quão esclerosados estão os meus critérios
para avaliar os homens e a vida

E que enormes perspectivas podem se abrir
pela renovação de minha mente embotada

Um espírito novo se apossou de mim

E percebi que o que se estabelece como muro de separação
entre as pessoas
perde totalmente o sentido
diante desse grande amor universal

E que agora, já não mais separada por língua ou cultura
a humanidade pode inaugurar
um novo tempo de paz

Um espírito novo se apossou de mim

E percebi com clareza
que não é ele que é meu, mas eu sou dele
e assim
nada do que chamo meu me pertence
mas pertence àquele de quem sou

E a ganância, a acumulação
o que faz, de um lado, a miséria de uns
e, de outro lado, a opulência de outros
não resiste à consciência
de que dele, e por ele e para ele
são todas as coisas.

Devemos, pois, repartir,
atender as necessidades de todos,
e tomar a vida com singeleza de coração,
cuidando para que não haja entre nós
necessitados

Um espírito novo se apossou de mim

E me apercebi que um novo tempo se anuncia.
E sou chamado a dele participar

Que eu não ponha,
Com minhas racionalizações e atos,
Empecilho a tua novidade,
Senhor!

Rev. Luiz Eduardo Prates da Silva

Nenhum comentário: